Alguns hábitos potencializam os incômodos. Veja o que fazer (e o que não) para ficar longe das dores nas costas durante o home office
Trabalhar de casa foi uma das mudanças que a pandemia impôs para os brasileiros. Cerca de 46% das empresas no país adotaram o sistema em 2020, revelou uma pesquisa elaborada pela Fundação Instituto de Administração (FIA).
A migração repentina do escritório para a sala de jantar ou quarto fez muita gente precisar adaptar os ambientes. E aí, já viu: as dores e torcicolos dão as caras com mais frequência. “Isso acontece porque a maioria de nós não tem estrutura em casa (como cadeiras e apoios corretos) para garantir ergonomia”, explica o fisioterapeuta Guilherme Marques, da Kinex Fisioterapia.
De acordo com o especialista, onde (e como) você escolhe sentar contam na hora de evitar as dores nas costas durante o home office. Mas a maior vilã ainda é outra: a falta de movimento no expediente. “Passar muitas horas em uma mesma posição faz mal para o corpo — nossa musculatura não aguenta e sobrecarrega outras estruturas, como a coluna”, diz.
Por isso, ele dá algumas dicas para você deixar o dia a dia de trabalho em casa mais confortável:
Dicas para evitar dores nas costas durante o home office
1 – Mude de posição a cada hora
“Eu sempre digo que a melhor postura é a próxima”, brinca Guilherme. Então, de tempos em tempos, troque a posição dos pés, ou mude a altura do notebook.
2 – Faça pausas
Sempre que puder, caminhe um pouco pela casa: vá tomar um café, atenda o telefone em pé, estique as pernas…
3 – Procure apoio para a lombar
Banquinhos e cadeiras que não seguram a região não devem ser usados para trabalhar. “Se for o caso, procure ficar, no máximo, uma hora sentado(a) neles.”
4 – Nada de trabalhar na cama ou sofá
Ao colocar o computador no colo e deitar na cama/sofá, você prejudica o pescoço e a cervical.
5 – Tente não cruzar as pernas
“Pernas cruzadas ou pés que balançam (por conta de cadeiras muito altas) podem comprimir ou estressar algumas estruturas, tais quais os nervos e músculos”;
6 – Pratique alguma atividade física
Seja com uma caminhada pelo quintal, uma sessão de alongamento ou um trabalho de mobilidade articular, o movimento pode ajudar a evitar as dores.
E o fisioterapeuta reforça: se o incômodo não passar, nada de tomar remédios por conta própria. O mais indicado é procurar um especialista. A KINEX FISIOTERAPIA (unidade Chácara Santo Antônio), por exemplo, oferece atendimento especializado e qualificado no tratamento e prevenção de lesões ortopédicas e esportivas.