O Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo, celebrado em 10 de março, é uma data muito importante para conscientizar as pessoas sobre os riscos que o sedentarismo pode trazer para a saúde. A falta de atividade física regular pode levar a uma série de problemas, como obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, entre outras.
De acordo com pesquisa realizada em 2019 pelo IBGE, as mulheres (52,5%) se exercitam menos do que os homens (40,4%) e, para elas, os perigos para a saúde são ainda maiores.
Para as mulheres, o sedentarismo representa perigos ainda maiores, como:
- Maior risco de acidente vascular cerebral (AVC)
- Maiores chances de desenvolver câncer de mama e de cólo
- Problemas menstruais
- Risco de infertilidade
”Mulheres sedentárias tem maior incidência de osteoporose, que é uma doença caracterizada pela diminuição da densidade óssea e consequente aumento da porosidade e fragilidade dos ossos. Mulheres com osteoporose tem maior risco de fraturas importantes que podem até levar à óbito mulheres idosas por complicações decorrentes do trauma. As melhores formas de prevenção da osteopenia e osteoporose são: Rotina de exercícios regular, principalmente aquelas atividades com sobrecarga e uma alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais”, explica Guilherme Leme, gerente técnico da Bio Ritmo.
Soluções para começar a se exercitar:
- Pratique pelo menos 150 minutos de atividade física de intensidade moderada ou 75 minutos de nível intenso por semana ( Recomendação da OMS)
- Experimente diversas modalidades até encontrar uma que te agrade. Confira a nossa grade de aulas e comece uma nova experiência de treino ainda hoje!
- Defina metas e objetivos alcançáveis e monitore seu progresso para se manter motivado.
Um exemplo disso é o Bio App, que permite aos usuários agendar aulas, acompanhar o seu desempenho e receber orientações de treinamento personalizadas.
Por isso, o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo é uma oportunidade para que todos possam refletir sobre a sua rotina e adotar hábitos mais saudáveis.
Leia também: