Tempo de treino ideal? Você não precisa passar horas na academia (ou em casa) para gastar muitas calorias ou fortalecer. Sessões curtas e intensas são tão boas quanto! Entenda
De acordo com as novas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), um adulto sem contraindicações precisa fazer, semanalmente, de 150 a 300 minutos de atividade física moderada ou 75 a 150 minutos de exercícios intensos para deixar de ser considerado sedentário.
Esses números servem como parâmetro para a manutenção da saúde. Mas, o profissional de educação física Guilherme Leme explica que, quando falamos em eficácia (seja para performance, queima calórica ou até hipertrofia), o tempo de treino poderá mudar.
“Não podemos dizer que a melhor sessão é a mais longa. Mas também não há comprovação de que sessões mais curtas são sempre mais efetivas”, afirma. Isso porque outras variáveis, tão importantes quanto, costumam estar envolvidas no resultado: período de recuperação, quantidade de repetições, intensidade e carga.
Tempo de treino e gasto calórico
Já pode esquecer a ideia de que, para atingir a sua meta, você precisa ficar horas e horas na academia todos os dias. O que conta mesmo é o seu esforço! “É claro que treinos mais longos tendem a ter grandes gastos calóricos porque o tempo de execução é maior. Mas os curtos e de maior intensidade exigem que o corpo se adapte de forma mais aguda, aumentando a taxa metabólica para atender à demanda do exercício“, diz Guilherme.
Leia mais: 5 dicas para manter a motivação nos treinos
Segundo ele, para escolher a opção ideal para você, vale levar em conta a disponibilidade da sua agenda e a sua preferência. “O HIIT (high intensive interval training), é uma alternativa curta com ótimos benefícios. Nele, são feitos estímulos de alta intensidade e curta duração, seguidos de intervalos para recuperação de mesma duração ou até menores do que o tempo de estímulo.”
O que o profissional recomenda:
- 4 treinos de 20 minutos por semana (com intensidade alta);
ou
- 3 treinos de 50 minutos por semana (com intensidade moderada).
“Ambos oferecem ótimos benefícios e são eficientes de acordo com o objetivo final.”