Gorduras boas: quais são as melhores para sua saúde

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Alimentos ricos em gorduras boas

Em primeiro lugar, ao contrário do que muitos pensam, nem todos os tipos de gordura são ruins. Tais como as gorduras ruins existem as gorduras (boas), que cumprem papel essencial em nossa alimentação, ajudando na produção de energia, transporte de vitaminas e produção de alguns hormônios.

Sendo assim, você não precisa fugir quando o assunto for consumir gordura. O mais importante é saber identificar os alimentos que você pode e deve consumir, melhorando sua saúde e desempenho nas atividades físicas. Por isso, hoje listaremos os 10 alimentos mais ricos em gorduras boas, com a ajuda da Dra. Fúlvia Hazarabedian, head da plataforma de nutrição Bio Nutri.

10 melhores alimentos

  • Abacate

Uma das frutas mais ricas em gordura saudável, conta com fibras e fonte de vitamina E.

  • Ovo

Trazem muitos nutrientes, como vitaminas A,D e K, além de antioxidantes e proteínas.

  • Azeite de Oliva

Reduz o risco de problemas cardiovasculares e o LDL (o chamado “colesterol ruim”).

  • Castanhas

Ricas em vitamina E.

  • Linhaça

Contém muitos nutrientes e fibras e vitamina E.

  • Peixes (salmão, atum, sardinha, caravela)

Ricos em ômega 3, reduz inflamações, arritmias e pressão arterial.

  • Carne de Porco

Fonte de proteína e gordura saudável, contém menos gordura do que o frango.

  • Chocolate amargo

Maiores benefícios para a saúde e menos açúcares adicionados.

  • Azeitona

Todas as variedades de azeitonas são alimentos ricos em gorduras boas.

  • Semente de Girassol

São uma verdadeira potência nutricional repleta de gorduras saudáveis, proteínas, fibras, minerais.

Tipos de gorduras

Insaturadas (gordura boa): incluem os ácidos graxos poli e monoinsaturados. Ambos, quando consumidos com moderação e usados para substituir as gorduras saturadas ou trans, podem ajudar a reduzir níveis de colesterol e reduzir o risco de doenças cardíacas.

Poli-insaturadas: representadas principalmente por óleos vegetais e ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue e os níveis de triglicérides. Um tipo de gordura poli-insaturada é o ômega 3.

Monoinsaturadas: boas para a saúde, reduzindo o risco de doenças cardíacas, além de ser uma boa fonte de vitamina E. Podem ser encontradas em peixes do mar e principalmente em alimentos de origem vegetal, como azeite de oliva, girassol, castanhas e abacate.

Gorduras para serem consumidas com moderação! 

Saturadas: são aquelas que em excesso aumentam o risco de obstrução de artérias ,promovendo o aumento dos níveis de colesterol. Porém, não é recomendado retirá-las completamente da alimentação, pois apresentam papel importante no armazenamento de vitaminas. 

Diferentemente das outras gorduras, a gordura do tipo trans não oferece nenhum benefício à saúde. Conheça os dois tipos abaixo.

Natural: encontrada em produtos lácteos com baixo teor de gordura e carnes magras. 

Artificial: chegamos a gordura ruim! Obtida através de um processo químico, onde óleos líquidos são endurecidos em gorduras “ parcialmente hidrogenadas”. Esse tipo não oferece nenhum benefício à saúde, elevando os níveis de LDL. Podem ser encontradas em frituras, biscoitos, salgadinhos empacotados, e a maioria dos alimentos prontos para consumo.

Por fim, agora que você já sabe quais alimentos podem te ajudar na obtenção de gorduras boas, aproveite para sentir em seu corpo o impacto de uma alimentação saudável! Que tal aproveitar e marcar uma consulta na Bio Nutri.

Bio Nutri é uma consultoria alimentar personalizada de acordo com seus objetivos e necessidades, realizada pelo nosso time de nutricionistas. A consulta se adequa à sua disponibilidade, pois pode ser feita de forma online ou presencial, nas unidades.