O processo ocorre naturalmente conforme envelhecemos. Mas podemos desacelerá-lo! Confira como diminuir a perda de massa muscular com a idade
Sarcopenia: esse é o nome dado à perda de massa muscular que acontece naturalmente em pessoas 60+. “Ela é fruto do envelhecimento das células musculares, que vão deixando de se regenerar e de sintetizar proteínas com o passar do tempo”, explica o profissional de educação física Roberto Alves, influenciador técnico da Bio Ritmo.
E apesar de não podermos evitar o processo, alguns hábitos que adotamos ao longo da vida ajudam a acelerá-lo e piorá-lo, sabia? “Como má alimentação [principalmente a pobre em proteínas], o sedentarismo e o stress”, diz o especialista. Contudo, Roberto diz que é possível minimizar os danos com os treinos. Entenda:
Como diminuir a perda de massa muscular?
Pratique atividade física! “Estudos mostram que o comportamento sedentário causa diversos problemas de saúde — incluindo a sarcopenia”, diz o profissional. Isso porque os esportes melhoram o tônus, a força, o volume e a densidade dos músculos. Sem falar na aptidão física: o aumento da capacidade de movimento em idosos diminui chances de quedas, minimizando assim lesões e fraturas.
Mas qual o melhor treino 60+?
“O Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) aconselha sessões de força de 3 a 5 vezes na semana, aulas aeróbicas de 2 a 3 vezes e alongamentos frequentes”, explica Roberto. Sempre priorizando:
- Fazer os exercícios de forma supervisionada;
- Escolher os estímulos com a ajuda de um profissional, como oferecido no Bio Master Personal — programa com consulta online e individualizada e treinos montados por um profissional capacitado;
- Prestar muita atenção na execução dos movimentos;
- Aumentar as cargas de forma segura e responsável.
Outro fator tão importante quanto os treinos é a alimentação equilibrada, com quantidades adequadas de proteínas, carboidratos e gorduras boas. Que tal marcar a sua consulta no Bio Nutri para deixar seu cardápio mais saudável?